EXPEDIÇÃO
2024
Site-Specific, Performance, Pintura
Tinta esmalte e tinta membrana sobre parede.
Casa das Artes Bissaya Barreto, Coimbra.
"Expedição" é uma obra site-specific, ativada por uma performance, concebida para o espaço cultural da Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, no contexto da exposição coletiva "bLast". Durante duas semanas de exploração, algumas paredes de cantos e corredores da Casa foram preparadas com camadas de tintas de diferentes composições, cuidadosamente escolhidos para mimetizar a aparência original das superfícies. A alteração torna-se imperceptível, criando uma fusão entre obra e arquitetura.
A ação performativa que ativa a obra inicia-se com o corpo em deslocamento, percorrendo as superfícies como quem busca uma essência oculta, uma fissura de história, uma ruga encoberta. Pequenos descolamentos de cascas e camadas de chão ou de parede se sucedem, dando lugar a rompimentos cada vez maiores, capazes de abrigar quase um corpo todo. As camadas internas tornam-se visíveis, revelando paisagens por subtração: fragmentos do tempo, das múltiplas identidades que a Casa assumiu ao longo de sua história.
No desfecho da performance, mulheres da plateia se aproximam lentamente, multiplicando a ação e integrando seus corpos e vontades às superfícies. A obra propõe a exploração como gesto de escuta e cuidado — não como domínio —, reivindicando a necessidade de envolvimento e afeto na relação corporal com o desconhecido.
























